quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Os Jogos da Mimocas


Os Jogos da Mimocas



Software educativo para a Promoção do Acesso das Crianças com Deficiência Mental, aos Processos de Ensino / aprendizagem, no Âmbito da Intervenção Precoce.”

 


De uma maneira geral, "Os Jogos da Mimocas" podem ser utilizados em atividades pedagógicas que pretendem: desenvolver a compreensão semântica, através do aumento do vocabulário compreensivo e expressivo e da realização de classificações; desenvolver a leitura, através da discriminação e memorização visual; desenvolver a consciência corporal, através da orientação espacial e identificação sexual; desenvolver a discriminação auditiva, através da discriminação de sons familiares e diferenciados; desenvolver a memória visual, através da identificação e memorização visual de itens que podem eventualmente ser palavras; desenvolver o raciocínio sequencial, através da organização de ideias e compreensão de acontecimentos segundo a evolução no tempo; aumentar o léxico e promover o desenvolvimento da gramática através da utilização de verbos, elementos de ligação e pronomes pessoais na frase.


Exemplo de um Jogo da Mimocas:
   
  • Os Números da Mimocas
“Os Números da Mimocas” são um programa informático interativo multimédia, baseado em CD-ROM, orientado para uma população alvo caraterizado por um estádio de desenvolvimento correspondente ao de uma criança com deficiência mental e que contenha atividades utilizáveis por crianças a partir dos 36 meses. Trata-se de um Software Educativo para a Promoção do Acesso das Crianças com Deficiência Mental aos processos de Ensino/Aprendizagem da Matemática no âmbito da Intervenção Precoce.





Tendo em conta as caraterísticas do déficit cognitivo (a limitação do raciocínio abstracto, a generalização, memória de trabalho limitada, dificuldade em recordar a informação retida na memória a longo prazo), assim como as dificuldades específicas da aprendizagem (a capacidade de atenção, aprendizagem com sucesso, padrões de evitamento), reforçamos a importância do computador como meio alternativo de comunicação, explorando a sua espantosa capacidade para motivar e prender a atenção dos utilizadores.
Alia a educação e o entretenimento, aumenta a motivação para a aprendizagem e é adequado a atividades de grupo em que participem crianças com patologia do desenvolvimento e crianças com dificuldades de aprendizagem, nomeadamente crianças com perturbação das competências comunicativas.


Compra on-line: www.nasturtium.com.pt | geral@nasturtium.com.ptJavascript disabled

Webgrafia:
http://www.appt21.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=80&Itemid=202
http://www.appt21.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=203


 

Sem comentários:

Enviar um comentário