quarta-feira, 4 de julho de 2012

As adaptações tecnológicas nas NEE


Os alunos com necessidades educativas especiais têm direitos iguais, mas não são iguais aos outros alunos. Portanto, para que eles tenham condições de aprendizagem equivalentes aos outros alunos, é preciso garantir que tenham acesso ao conteúdo escolar pelo veiculo que lhes permite significar o mundo, demorando o tempo necessário.
Partindo do pressuposto que a tecnologia tem assumido um papel de destaque na nossa sociedade há necessidade de suscitar um dialogo com a escola, ajudando o educador/professor a ampliar as suas possibilidades de trabalho, para isso utilizando os avanços tecnológicos no campo da educação especial. 
Em pleno século XXI, é inevitável uma referência de destaque às Tecnologias da Informação e Comunicação, que estando fortemente instaladas na sociedade e no trabalho, têm induzido profundas alterações no campo social e individual, ao influenciarem drasticamente a vida humana, o tempo e o espaço.
Todos sabemos que as Tecnologias da Informação e Comunicação, em particular as ligadas aos computadores e às comunicações, têm um papel cada vez mais decisivo em todos os domínios da actividade humana, acarretando aspectos positivos e negativos. É inegável que estas tecnologias alteraram verdadeiramente, não apenas os processos de produção de bens materiais, mas também, os processos de disseminação das ideias e, consequentemente, os estilos de vida em sociedade, fazendo surgir novas metas e novas exigências para o sistema educativo.
            Não parece, contudo, ser suficiente manusear correctamente as tecnologias, o indivíduo tem de ser capaz de acompanhar adequadamente as inovações, desenvolvendo competências que lhe garantam uma integração harmoniosa na sociedade e no mercado de trabalho.  

Os avanços tecnológicos, veicularam indiscutíveis progressos na vida humana que possibilitam – e possibilitarão – grandes e pequenas conquistas impossíveis de sequer de imaginar há décadas, sobretudo, no que diz respeito à construção de Tecnologias de Apoio. Este termo designa, de acordo com a Organização Internacional de Normalização (ISO) – entidade responsável pelo estudo e estandardização de materiais e equipamentos, “qualquer produto, instrumento, equipamento ou sistema técnico usado por uma pessoa deficiente, especialmente produzido ou disponível que previne, compensa, atenua ou neutraliza a incapacidade” (2002, Folheto 49 do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência).
            Bersch (2008) usa o termo Tecnologia Assistiva, como equivalente ao de Tecnologia de Apoio, e define-o como todo o conjunto de “recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão”. 
É neste contexto, que o recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação assume particular destaque, potenciando a existência de novas perspectivas na participação escolar e social das crianças com Necessidades Educativas Especiais, contribuindo para a normalização das vidas de quem já não procura alcançar a excelência, mas simplesmente busca a oportunidade de se afirmar cidadão, afastando, assim, o fantasma da exclusão.
As adaptações tecnológicas são todas as tecnologias que foram desenvolvidas para as pessoas em geral, mas devido ás suas particularidades, que inclui dispositivos de assistência adaptável e de reabilitação, podem ser utilizadas por pessoas com necessidades educativas especiais.
Estas adaptações tecnológicas promovem uma maior independência, permitindo que as pessoas realizem tarefas que antes eram incapazes de realizar ou tinham grandes dificuldades em realizar, por proporcionar melhorias ou por alterar métodos de interacção necessária para realizar tais tarefas. Pode ser definido como a utilização de uma ferramenta ou peça de equipamento para aumentar e desenvolver habilidades práticas, úteis e funcionais para pessoas com deficiências.
As adaptações tecnológicas podem proporcionar igualdade entre os indivíduos e torná-los como participantes activos numa sociedade universal.
Em particular na educação, as adaptações tecnológicas tem permitido que os alunos derrubem fronteiras que previamente eram consideradas impossíveis, como comunicar, ler, falar e escrever.
Os software e o hardware que a seguir apresento são softwares inclusivos, ou seja, instrumentos de trabalho concebidos de forma a serem acessíveis a um maior leque de utilizadores e principalmente a pessoas com deficiência. 

  • ToonDoo - software

 ToonDoo foi originalmente criado como um jogo ou ferramenta para website, foi especialmente concebido para crianças com necessidades educativas especiais em todo o mundo. Poucos meses depois do lançamento do ToonDoo, os criadores perceberam que era maior do que o inicialmente previsto. Isto levou à criação de ToonDoo.com.
Apesar desta ferramenta apenas poder ser utilizada na aplicação dos objectos existentes para permitir à criança com necessidades educativas especiais, desenvolver o raciocínio, a linguagem, a sequencia lógica de uma história e desenvolve a escrita e a motricidade fina. Neste contexto, as áreas mais desenvolvidas são: comunicação, espaço, forma, trabalho e animação.
  Com um menu e uma barra de ferramentas simples de utilizar, o processo é apenas escolher a prancha de BD que queremos arrastar e largar os elementos para as vinhetas e depois trabalhar as diversas opções de cada elemento visual ou texto.
Resta apenas dizer que no final do trabalho realizado, o mesmo pode ser guardado, publicado online de forma pública ou privada, impresso ou mesmo partilhado em redes sociais.
  • ·      SoundBeam5 - software


Um aparelho que torna um simples movimento corporal em música... É ideal para a musicoterapia. Soundbeam tem sido mais extensivamente e cuidadosamente avaliado com crianças que apresentam graves dificuldades de aprendizagem.
No entanto, os benefícios para crianças e adultos com uma série de condições e síndromes, incluindo autismo, demência, síndrome de Down, Síndrome de Rett, depressão, doença de Alzheimer e comportamentos desafiadores, têm sido documentados.
Soundbeam é um instrumento através do qual, o individuo apresentando limitações físicas ou de aprendizagem, podem usar a musica e o som como forma expressiva e comunicativa. Este é um instrumento poderoso e motivador, estimulando a aprendizagem e interacção em outras áreas.
  • Robot Roamer- hardware



O Robot Roamer faz com que as crianças interajam de forma muito positiva e espontânea desde a primeira utilização. As crianças tornam-se participantes activas no mundo da geometria, matemática, do desenho e tecnologia... através de inúmeras actividades curriculares. A sua aparente simplicidade, ideal para os mais novos, esconde sofisticadas aplicações tecnológicas que desafiam os mais crescidos e os mais dotados.
O robot Roamer 2 não foi desenhado a pensar na Educação Especial. Parece, no entanto, reunir uma série de características que o tornam um objecto relevante em actividades de reabilitação (terapia ocupacional e motora) e no trabalho com crianças com algum tipo de deficiência, quer motora, quer mental.

Estas tecnologias começam a afectar profundamente a educação no sentido desta contribuir para o aumento da autonomia, da auto-estima, socialização, flexibilidade e interacção destes alunos.
Contudo, não devemos esquecer a importância que o professor tem no envolvimento e desenvolvimento deste processo que por vezes é muito exigente a nível emocional mas também será necessária uma melhor e maior formação do professor a ajudar a criança a superar, seleccionar e tirar partido da respectiva adaptação tecnológica.
Todas as crianças têm direito a uma escola inclusiva onde percebemos que somos todos diferentes e neste sentido, a diversidade é benéfica para o crescimento social e emocional das crianças. É na escola que se pode privilegiar a educação dos comportamentos sociais de aceitação dos outros e é dentro da escola que as crianças aprendem a respeitarem-se com as suas diferenças.

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