quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aventuras 2




Aventuras 2 é uma ferramenta inclusiva para trabalhar com alunos dos 4 aos 10 anos ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita. Está também indicado para crianças com necessidades educativas especiais nomeadamente dislexia, sobretudo quando estas apresentam desmotivação em relação ao processo ensino-aprendizagem.

O programa está apresentado sob a forma de um caderno digital que permite trabalhar todas as competências da Língua Portuguesa de uma forma lúdico-pedagógica, usando alternadamente frases escritas pelos alunos; temas preparados pelo professor ou jogos disponibilizados pelo programa.

O objetivo do programa é que cada aluno vá criando um portefólio onde poderá guardar as evidências de todas as suas aprendizagens. O portefólio está apresentado como um caderno diário onde o aluno pode registar palavras que foi aprendendo, ilustrar as palavras com os seus próprios desenhos ou adicionando imagens dos ficheiros existentes no programa, dividi-las, corrigi-las, criar frases, ouvir a leitura das palavras ou frases etc…

Para além das frases/palavras criadas pelo aluno com a orientação do professor, o programa disponibiliza ainda uma secção de temas que serão preparados com antecedência pelo professor/educador para o treino de casos especiais de leitura e para a aprendizagem de provérbios temáticos. O professor poderá assim ir ao encontro das necessidades do aluno, nomeadamente quando são alunos com problemas de dislexia. Para cada um desses temas, o aluno poderá usar as mesmas ferramentas disponibilizadas para o seu portefólio e apagar palavras ou letras; cortar frases e trocar as palavras etc… não modificando todavia o tema original.

Finalmente, e porque brincando também se aprende, todas as frases/palavras criadas no portefólio e na secção de temas são utilizadas numa secção lúdica que ajuda o aluno a exercitar os seus conhecimentos com base naquilo que aprendeu.



Sem comentários:

Enviar um comentário