Aventuras
2 é uma ferramenta inclusiva para trabalhar com alunos dos 4 aos 10 anos ao
nível da aprendizagem da leitura e da escrita. Está também indicado para
crianças com necessidades educativas especiais nomeadamente dislexia, sobretudo quando estas apresentam desmotivação em relação ao processo ensino-aprendizagem.
O
programa está apresentado sob a forma de um caderno digital que permite trabalhar
todas as competências da Língua Portuguesa de uma forma lúdico-pedagógica,
usando alternadamente frases escritas pelos alunos; temas preparados pelo
professor ou jogos disponibilizados pelo programa.
O
objetivo do programa é que cada aluno vá criando um portefólio onde poderá
guardar as evidências de todas as suas aprendizagens. O portefólio está
apresentado como um caderno diário onde o aluno pode registar palavras que
foi aprendendo, ilustrar as palavras com os seus próprios desenhos ou
adicionando imagens dos ficheiros existentes no programa, dividi-las,
corrigi-las, criar frases, ouvir a leitura das palavras ou frases etc…
Para
além das frases/palavras criadas pelo aluno com a orientação do professor, o
programa disponibiliza ainda uma secção de temas que serão preparados com
antecedência pelo professor/educador para o treino de casos especiais de
leitura e para a aprendizagem de provérbios temáticos. O professor poderá assim
ir ao encontro das necessidades do aluno, nomeadamente quando são alunos com
problemas de dislexia. Para cada um desses temas, o aluno poderá usar as mesmas
ferramentas disponibilizadas para o seu portefólio e apagar palavras ou letras;
cortar frases e trocar as palavras etc… não modificando todavia o tema
original.
Finalmente,
e porque brincando também se aprende, todas as frases/palavras criadas no
portefólio e na secção de temas são utilizadas numa secção lúdica que ajuda o aluno a exercitar os seus conhecimentos com base naquilo que
aprendeu.
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