sábado, 7 de julho de 2012


Hardware – Periféricos de entrada e saída
JOYSTICK

O uso de um rato convencional não é fácil nem acessível a todos, como é o caso dos alunos que apresentam grandes dificuldades de coordenação motora ou limitações músculo-esqueléticas. Para estes, foi necessário criar alternativas, como o uso de outro tipo de mecanismos, que lhes permitam aceder, de igual modo, ao computador. Assim, foram sendo desenvolvidos instrumentos de auxílio ao uso dos computadores, como é o caso do JOYSTICK, uma espécie de comando de jogo.  
Um joystick proporciona oportunidades de manipulação que podem ser aproveitadas por pessoas com problemas de mobilidade nos membros superiores. Consoante o modelo, possibilitam diferentes formas de preensão (pegas, modo de agarrar) e de clicar. Os gatilhos do joystick podem ser utilizados replicar as funções de clique do rato convencional. A utilização dos gatilhos pode até simplificar a utilização dos botões do rato uma vez que, por exemplo, pode ser designado um botão que pressionado apenas uma vez pode efetuar o duplo clique. (in: http://sembarreiras.org/index.php?option= com_content&view=article&id=178%3Ajoystivk-to-mouse&catid=72%3Atecnologias-de-apoio&Itemid=1).

 

  http://bica.cnotinfor.pt/uploads/2011/08/
Perif%C3%A9ricos-de-acessibilidade.jpg
Ora o Joystick foi um instrumento concebido para a educação na área das Necessidades Educativas Especiais, construído por um material robusto e de fácil utilização. É portanto, um rato adaptado, que constitui uma alternativa ao rato convencional.
Este rato especial foi desenvolvido para ser automaticamente detetado pelo computador, através de uma porta USB ou PS/2, Possui botões coloridos que correspondem às entradas existentes na parte de trás do aparelho para computadores ou manípulos. (in: catalogo_NEE_2012.pof, janeiro – Materiais pedagógicos para unidades de apoio especializado para educação de alunos com NEE).

O uso deste instrumento é muito fácil. Os botões esquerdo e direito correspondem aos botões esquerdo e direito do rato. O botão de arrastamento (o botão do meio) possibilita a utilização de apenas uma mão para arrastar itens. Clicar uma vez para a opção ficar selecionada e clicar novamente para deixar de arrastar. Pressionando o botão de duplo clique, ativa-se a função seleção. (in: http://especialtecla. webnode.pt/portfolio/trabalhos-individuais/claudia%20carran%C3%A7o/sites-para-alunos-com-nee/)
Há vários tipos de joystick e que podem ser adquiridos consoante as necessidades dos alunos. São eles o Roller II Joystick com 3 botões e o Roller Plus Joystick com 5 botões.

 http://www.ajudastecnicas.gov.pt/files/
11277454675135172.jpg
 O Roller II Joystick de três botões tem um botão esquerdo (amarelo) e o direito (azul) que apresentam as mesmas funções dos botões de um rato convencional. Ao centro existe um botão suplementar (verde), a sua função é selecionar e arrastar. Quando o botão verde é pressionado, uma luz vermelha acende e a funcionalidade de arrastar fica acionada. Ao pressionar segunda vez o botão verde, será desligada a função de arrastar e a luz vermelha é apagada. Para alterar as funções do botão amarelo e azul, basta pressionar e manter o botão do centro e o da esquerda em simultâneo (in: http://especialtecla. webnode.pt/portfolio/trabalhos-individuais/claudia%20carran%C3%A7o/sites-para-alunos-com-nee/)


ttp://www.imagina.pt/wp-content
/uploads/wpsc/product_images/
thumbnails/Roller%20
plus%20-%20joystick_
thumbnail.png
O Roller Plus Joystick com 5 botões tem, além das opções do com 3 botões, inclui mais dois botões. O botão X-Y permitem que o cursor seja movimentado na vertical ou na horizontal e o botão de controlo da velocidade do cursor permite selecionar cinco velocidades diferentes. Todos os botões do painel frontal, à exceção do controlo de velocidade, podem ser duplicados por comutadores (switches) à distância, utilizando o dispositivo de ligação que se encontra na parte de trás da unidade. (in: http://especialtecla.webnode.pt/portfolio/trabalhos-individuais/claudia%20carran %C3%A7o/sites-para-alunos-com-nee/).


No entanto, este dispositivo pode tornar-se muito dispendioso e as escolas nem sempre dispõe de recursos para o adquirir. Contudo, é possível utilizar um joystick com ligação USB e adaptá-lo a um aluno NEE, basta instar o seguinte programa inteiramente gratuito, de modo a tornar um joystick convencional num rato de computador, PhatsoftJoy2Mouse2Joystick2Mouse3. (in:http://sembarreiras.org/index.php?option=com_content&view=article&id=178%3Ajoystivk-to-mouse&catid=72%3Atecnologias-de-apoio&Itemid=1).




Sem comentários:

Enviar um comentário