segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sftware - Toon-Talk




Toon Talk
Jogo que permite construir e executar jogos de computador, num contexto de desafio e diversão.


É um ambiente rico e divertido que à criança o conhecimento e o poder para construir os seus próprios jogos. Uma nova forma de construir, executar e criar atividades, envolvendo a aprendizagem de noções de modelagem, medição e controlo.

É um mundo animado interativo para explorar, construir, descobrir e aprender. A criança torna-se numa personagem deste mundo animado e pode voar no seu helicóptero para qualquer lado, entrar nas casas, treinar robots, utilizar pássaros para enviar mensagens, programar com as ferramentas animadas e muito mais.

Como fazer: os vários jogos não são construídos através de uma sequência de comandos escritos, nem através de manipulações gráficas. Constroem-se interagindo num mundo animado. As ferramentas de programação são objetos familiares para as crianças, como peças de Lego, pássaros, robots, camiões, bombas, balanças, cadernos.

Existem três formas diferentes de trabalhar: Puzzles, Exemplos e Brincar.

J  Puzzles: As ilhas Zizzle sofreram uma catástrofe e o ET (um extraterrestre) salvou todas as pessoas das ilhas, mas a sua nave avariou. Tentando ajudar o ET a arranjar a nave, as crianças são convidadas a resolver problemas de complexidade crescente. Desta forma, vão compreendendo o funcionamento das diversas ferramentas e aprendem, a criar e a refinar os seus próprios programas ou jogos.

J Exemplos: Os exemplos são demonstrações de construções de alguns jogos. Pode vê-las com atenção e tentar fazer os mesmos jogos com a opção Brincar. É uma forma diferente de aprender.

J Brincar: O utilizador chega às ilhas Zizzle de helicóptero, pode entrar nas diversas casas e construir os seus programas e jogos. Também pode pedir ajuda ao ET, que está sempre disponível.

J Opções: Permite alterar o modo de funcionamento do ToonTalk.

J Ajuda: Tem um manual completo com acesso a atualizações na Internet.

Os jogos são programados interagindo num mundo animado. Objetos familiares como pássaros, robots, camiões, bombas, convertem-se nas ferramentas de programação. No mundo animado do ToonTalk, as crianças, enquanto aprendem a programar, enfrentam desafios, expressam a sua criatividade, aprendem a resolver problemas e divertem-se!

O utilizador é também uma personagem do jogo.

Tanto nos puzzles, como na opção Brincar, existe um conjunto de ferramentas disponível, cada uma delas com funções específicas:

Ä Engenhocas, a caixa de ferramentas – dentro desta caixa, podem encontrar-se números, blocos para escrever texto, caixas, ninhos de pássaros, balanças, robots, camiões e bombas.

Ä Marretas, o rato – junta objetos, através de operações matemáticas e de aritmética.

Ä Varinha mágica – copia objetos: pode copiar o objeto tal como ele está atualmente, pode copiar o original de um objeto (isto é, como ele era quando foi criado) e pode copiar-se a si própria (isto é, criar mais varinhas mágicas).

Ä Limpopo, o aspirador – limpa, cola e aspira objetos.

Ä Bomba – recicla (destrói) objetos.

Ä Artolas, a bomba de ar – altera o tamanho dos objetos, tornando-os maiores, mais pequenos, mais largos, mais estreitos, mais altos ou mais baixos.

Ä Balança – compara objetos.

Ä Pássaro – os pássaros saem dos ovos que estão dentro dos ninhos. Qualquer objeto que se entregue ao pássaro, ele coloca-o dentro do seu ninho, onde quer que este esteja. Serve para enviar mensagens para qualquer local dentro da ilha.

Ä Robot – pode ser treinado para fazer quase tudo. Dando uma caixa ao robot, entra-se dentro do seu pensamento; aí mostra-se ao robot como se faz determinada coisa e ele, mais tarde, vai-se lembrar do que lhe foi ensinado. O robot repete o que foi treinado para fazer, desde que lhe seja dada uma caixa igual à que ele tem no seu pensamento.

Ä Camião – um robot e uma caixa colocados dentro de um camião fazem com que seja construída uma casa.

Ä Caixa – serve para guardar praticamente tudo.

Ä Bloco de números – um número ou um conjunto de números.

Ä Bloco de texto – podem escrever-se letras, palavras e frases.

Ä Caderno – para além de servir para guardar coisas, tem páginas que possuem imagens, sons, decorações, sensores, controlos remotos e outras opções.

ET (extraterrestre) – ajuda o utilizador com dicas sobre o que fazer em determinado momento.



O ToonTalk é uma nova forma de criar e executar atividades, envolvendo a aprendizagem de noções de modelagem, medição e controlo. Contribui para o desenvolvimento de importantes competências cognitivas:

ð Decomposição de problemas;

ð Interligação de elementos;

ð Representação simbólica;

ð Abstração; metacognição (pensar sobre o próprio pensamento).


O ToonTalk permite realizar configurações para ser utilizado com pessoas com dificuldades ao nível da visão:

$ O Artolas, a bomba de ar, permite tornar os objetos maiores.

$ O ET funciona como treinador e guia, fornecendo ajuda e indicando os erros que o utilizador cometeu. O tamanho das letras dos balões de ajuda pode ser aumentado em 50%. A velocidade com que estes balões aparecem pode ser controlada. A ajuda do ET pode ser falada, no caso do computador possuir um sintetizador de voz. Os tipos e os tamanhos da letra podem ser alterados.

Aceita periféricos alternativos, como teclados de conceitos, ratos de bola e joysticks.

É um programa manuseado essencialmente pelo rato ou por outro periférico com as mesmas funcionalidades.

Existem algumas funcionalidades controladas pelo teclado como Tab, Alt+F4, Ctrl+C, Ctrl+V.



Este software foi avaliado pelo Ministério da Educação?

Este é um produto recomendado e avaliado pelo Ministério da Educação nas áreas das Tecnologias e da Matemática.

É um ambiente lúdico de programação, visando estimular a utilização de uma linguagem de programação, de forma interessante e criativa.

É uma aplicação que promove competências para a resolução de problemas, a articulação de elementos e a representação simbólica, assumindo que a programação de computadores pode ser uma atividade interessante e integrada no currículo escolar.

É indicado para o desenvolvimento da lógica e do raciocínio.



BIBLIOGRAFIA

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