quarta-feira, 4 de julho de 2012

Impressora braille


A impressora braille
Impressora, que ligada a um computador, torna a vida de um invisual ou amblíope mais fácil. Permite ter  informação que de outra forma não seria possível, assim como uma redução financeira substancial no acesso ao conhecimento e saberes.
A impressora braille, normalmente precisa de papel braille especial, que é mais grosso e mais caro, que o papel normal. Há, no entanto, impressoras que imprimem em papel normal.
A impressão pode ser em dupla face, contudo o periférico deve imprimir alinhando os pontos de modo a que não se sobreponham ( o chamado sistema “interpontos”, em que os pontos de uma face são colocados entre os pontos da outra face).
Na impressão braille é possível a cópia de vários exemplares, através de um dispositivo chamado “termoformagem”, que produz cópias em plástico macio. Porém, o resultado não é muito satisfatório, pois as cópias não são tão legíveis como a original, são comparáveis a uma fotocópia de má qualidade. Este processo, raramente, é utilizado pelas grandes editoras.
O que é o braille?
O Braille é uma tipo de escrita em relevo para leitura táctil, inventado por Luís Braille (1809-1852).
É composta por 63 sinais formados por pontos, a partir dum conjunto matricial idêntico a uma pedra de dominó, ao alto.
No Braille estão representados os alfabetos latino, grego, hebraico, cirílico e de línguas orientais; pode-se escrever em texto narrativo, poético, estenográfico,  matemático, geometria, química, fonética, informática, música e outros.
O braille escreve-se em pautas e punções, máquinas de escrever especiais e computadores com leitores de tela com dispositivo de escrita braille.
A escrita pode ainda obter-se por meio de impressoras braille ligadas a computadores assistidos por software apropriado, a partir da digitação do texto ou do seu reconhecimento ótico.
Louis Braille, nascido na França em 1809, aos 3 anos de idade adquiriu a deficiência visual ao ferir-se com um instrumento de trabalho do seu pai, que produzia selas.
Aos 10 anos iniciou os seus estudos na Escola para cegos de Paris. Aos 15 anos, Louis Braille dedicou-se a encontrar um sistema que possibilitasse ao cego escrever em relevo, surgindo o sistema que hoje conhecemos como braille.
É curioso constatar que para criar o sistema braille ele inspirou-se nos desenhos em relevo que enfeitavam as selas confecionadas pelo seu pai, feitos pelo próprio instrumento que o cegou.
LINKS SOBRE O BRAILLE
Alfabeto Braille
http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille
Aprender Braille na Internet
http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html
Tradução Braille Online
http://www.mathsisfun.com/braille-translation.html

Sem comentários:

Enviar um comentário